Você sabe o que significa conceito e partido arquitetônico?
- mariana841
- 27 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de fev. de 2021
Antes de começar um projeto, precisamos definir o que se quer dele. Queremos que seja iluminado, que tenha boa incidência de luz do sol, que tenha uma forma que se enquadre no contexto ou se sobressaia nele? Que seja moderno, que os espaços se interliguem ou ainda que se unam eventualmente? Que se volte para o interior ou se abra para uma vista interessantíssima com uma forma que possa contemplar isso?
Quando falamos de conceito estamos falando de intenção, de ideia, do que se pretende, sobre o que queremos que o projeto represente no contexto em que será inserido e por quê.
Muitas pessoas confundem conceito com partido arquitetônico achando que é a mesma coisa, mas eles não só são diferentes como se complementam. O conceito deve ser definido antes, ainda que em função do partido ele possa ser revisto a qualquer momento, mas o conceito é definido no plano das ideias. Essa ordem faz parte do processo, são etapas pelas quais o projeto deve passar, ou seja, o conceito (a ideia) orienta e direciona o partido (as decisões) do projeto.
O partido é justamente o conjunto de decisões que tomamos para que o conceito se torne viável, levando em consideração a técnica, os materiais e a forma a ser empregada. Então saímos do plano abstrato para o físico, o real.
Para definir o partido, deve-se levar em consideração todas as condições que são apresentadas e que poderão interferir, para que a concepção do conceito aconteça no plano real. Ele deve levar em consideração a forma e a topografia do terreno, as condições climáticas, insolação, interferências do entorno, as técnicas, as legislações pertinentes e regulamentadoras, o orçamento, as necessidades do programa, os fluxos pretendidos, a identidade do entorno etc. ou seja, tudo que for importante para que o conceito possa fazer parte do projeto e posteriormente da obra acabada.
Fonte de pesquisa:











Comentários